Biografia - Francisco Bührer

Biografia

José Francisco Bührer nasceu na localidade de Saltinho, no município de Tijucas do Sul, em 09 de agosto de 1958. Ainda na infância, para dar continuidade aos estudos, deixou a casa dos pais e foi morar com familiares próximo a sede de Tijucas do Sul, e posteriormente na cidade de Mandirituba, . É o terceiro filho de uma família de sete irmãos, formada pelo agricultor Ari Bührer Machado e pela dona de casa Jovelina Claudino Bührer.

Em 1978, aos 20 anos, mudou-se para São José dos Pinhais, onde começou a escrever a história de sua vida pública. Passou em um concurso para trabalhar na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal e como sempre foi muito atencioso e prestativo com seu trabalho, conquistou muitas amizades. Foram estes amigos que o motivaram a disputar seu primeiro mandato eletivo.

Possui em suas veias o sangue da política. Seu bisavô, Benjamin Claudino Ferreira, foi um dos primeiros prefeitos de São José dos Pinhais (entre 1924 e 1932) seu tio Francisco Ari Claudino, com quem morou durante algum tempo, o primeiro prefeito eleito da cidade de Mandirituba e seu tio João Claudino Machado, o primeiro prefeito de Tijucas do Sul.

Desde 1982 é casado com Albani de Paula Bührer. É pai de dois filhos, Thiago (casado com Tamara) e Gustavo (casado com Aline), e avô dos pequenos Guilherme, Felipe e Leonardo.